Localização da Oceania no mapa-múndi
Formada por variados grupos de ilhas no Oceano Pacífico, a Oceania é o menor "continente" em área e o segundo menor (após a Antártica) em população. Possui uma área total de 8.480.355km2. O nome Oceania vem deOceanus, o deus dos rios. Embora as ilhas da Oceania não formem um continente verdadeiro, alguns associam a Oceania com o continente da Austrália ou com a Australásia, com o propósito de dividir o planeta em agrupamentos continentais. A Austrália, país moderno e de primeiro mundo (3° do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano), é o principal país do continente, ocupando quase 90% do mesmo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
25 de janeiro de 2012 • 08h34
25 de janeiro de 2012 • 11h21
Notícias:
Deslizamento de terra em Papua Nova Guiné deixa 40 mortos
25 de janeiro de 2012 • 08h34
Ao menos 40 pessoas morreram e outras 20 estão desaparecidas após um deslizamento de terra ter soterrado duas aldeias da região central de Papua Nova Guiné na terça-feira, informaram os meios de comunicação locais.
Muitas das vítimas, que foram surpreendidas pelo desastre enquanto dormiam, são crianças, declarou o porta-voz do governo de Papua Nova Guiné, Francisco Potape, ao jornal The National. O diretor do Centro Nacional de Desastres, Martin Mosi, apontou que pode haver até 60 mortos, mas acrescentou que ainda é cedo para "dar um número concreto".
As autoridades também não forneceram dados provisórios do número de desabrigados e de casas destruídas ou danificadas, pois alegam estar esperando receber os relatórios das equipes enviadas à região.
O deslizamento deixou um rastro de um quilômetro e meio de destruição na província de Southern Highlands, rica em jazidas de gás e de difícil acesso. Uma equipe oficial chegou com cães farejadores nesta quarta-feira ao povoado de Madi, supostamente o mais afetado, para avaliar a situação.
A Austrália, a pedido de Papua Nova Guiné, enviou um engenheiro civil e um funcionário da agência de ajuda internacional para colaborar com as equipes de resgate. O primeiro-ministro do país, Peter O'Neill, também viajou nesta manhã à região para avaliar a situação, e havia previsto retornar no mesmo dia a Port Moresby.
Rebecca Arnold, porta-voz da ExxonMobil, empresa que tem uma exploração de gás de US$ 16 bilhões na região do acidente, declarou nesta quarta-feira à imprensa local que a companhia ofereceu toda a ajuda possível às autoridades, mas não fez comentários sobre as acusações de que suas operações foram a causa do deslizamento, como acredita a ONG Population Services International.
Resenha:
Como se dá para ver nos dias de hoje, a ação humana está degradando o meio ambiente. No caso do deslizamento em Papua Nova Guiné, uma das suspeitas é de que uma empresa que tem uma exploração de gás na região seja a culpada pelo desastre.
No mundo todo ocorre incidentes como esse, e como quase em todo lugar, o governantes sabem e tem consciência dos riscos que as famílias correm em residir em morros ou em qualquer outro lugar de risco, no entanto, dificilmente é visto algum interesse por parte deles em solucionar os problemas.
Quando há as tragédias, os governantes se portam como inocentes, mas, na verdade eles não estão preocupados em desenvolver projetos de moradias em áreas seguras para que nós não venhamos a presenciar um desastre como o que estamos vivenciando e que famílias inteira não venham perder seus entes queridos e tudo que construiu ao longo de uma vida.
Infelizmente tragédias como essa são sinais de revoltada da natureza, a ação do homem vem ocasionando esses desastres na qual sabe-se que a maioria das pessoas enfrentam problemas de moradias e se valem de terrenos nada convencível para se construir moradias.
O que se pode esperar é que de alguma forma surja um interesse por parte dos governantes para que venham resolver esses problemas e oferecer melhores condições de vida à todos.
Ass: Wallace Rezende
Por tempestade, Austrália ordena remoção de 4,2 mil pessoas
25 de janeiro de 2012 • 11h21
As autoridades australianas ordenaram nesta quarta-feira a retirada de 4,2 mil pessoas no Estado de Nova Gales do Sul como forma de prevenção às enchentes que a forte tempestade que afeta a região poderá causar.
Além dessas pessoas, há outras 800 que vivem em áreas rurais isoladas e correm risco pelas chuvas, indicou o Serviço de Urgências Estatal em comunicado.
A agência governamental informou que foram instalados abrigos para os desalojados nas localidades de Chinderah, Fingal Head, South Murwillumbah, Condong e Tumbulgum.
A região mais perigosa é o vale de Tweed, onde o volume do rio de mesmo nome atingirá 5,2 metros de altura nas próximas horas.
A meteorologia prevê chuva de até 250 milímetros nas próximas 24 horas e continuidade das tempestades ao menos até sexta-feira.
Um porta-voz do Serviço de Urgências Estatal anunciou que duas pessoas tiveram de ser resgatadas nesta quarta-feira do teto do carro no qual viajavam em Tweed Valley Way por causa das enchentes.
"Recebemos pedido de ajuda de pessoas cujos carros saíram da estrada ou ficaram parados durante o dia todo", disse o inspetor Jim Kain, que trabalha no vale do rio Tweed, segundo a rádio australiana ABC.
Resenha:
Antes, se alguém falasse que daqui a dois dias iria ocorrer uma tempestade que provocaria uma enchente catastrófica, esse alguém seria visto como maluco. Hoje não é mais assim, muitos equipamentos tecnológicos surgiram e a meteorologia faz uso deles para prever o tempo, o que faz com que seja possível evitar grandes problemas.
Parabéns à meteorologia por seus estudos que ajudam tantas pessoas, às autoridades australianas por essa ação de retirar os moradores das áreas de risco e a agência governamental por instalar abrigos para essas pessoas. É assim que vemos o quanto as pessoas crescem, não economicamente, mas como seres humanos, com o aprendizado que adquirimos nos tornamos melhores e passamos a entender melhor as outras pessoas.
Em nossas vidas, existem muitos tipos de enchentes que nos atormentam, às vezes é na vida material, às vezes é na vida pessoal e também na vida profissional, mas,
Nas enchentes, muitas coisas são perdidas, mas jamais devemos desistir, ou achar nossas vidas foram destruídas, pois, sempre temos o tempo de recomeçar. A nossa capacidade é ilimitada, jamais devemos nos dar por vencidos, pois se acreditarmos, mesmos nas enchentes encontraremos uma saída.
Wallace Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário